Ovulação
Ovulação
O nível de estrogénio no seu corpo continua a aumentar e, por fim, irá provocar um rápido aumento da hormona luteinizante (a "libertação de LH"). Esta libertação de LH faz com que o folículo dominante se rompa e liberte o óvulo maduro do ovário, a partir de onde entra na trompa de Falópio. Este processo é conhecido como ovulação.
Muitas mulheres pensam que ovulam no dia 14, mas 14 é uma média, e a maioria das mulheres na verdade ovula num dia diferente do ciclo menstrual. O dia da ovulação varia de ciclo para ciclo. Algumas mulheres afirmam sentir uma ponta de dor quando ovulam, mas muitas pessoas não sentem nada e não há qualquer outro sinal de que esteja a ovular.
O nível de estrogénio no seu corpo ainda está a aumentar e um determinado nível provoca uma subida rápida na LH [libertação de LH]. Esta libertação de LH aciona a ovulação, sendo que é libertado um óvulo do ovário. Apesar de muitas mulheres acharem que ovulam no dia 14, o dia real de ovulação varia de acordo com a duração do ciclo. Algumas mulheres sentem uma pontada quando ovulam.
Após a ovulação
Assim que o óvulo tenha sido libertado, move-se ao longo da trompa de Falópio até ao útero. O óvulo pode sobreviver até 24 horas. A esperança de vida do espermatozoide é mais variável, mas normalmente é de 3 a 5 dias. É por isso que os dias que precedem a ovulação e o próprio dia da ovulação são os mais férteis – quando é mais provável que engravide. Assim que ovular, o folículo começa a produzir outra hormona: a progesterona.
A progesterona causa uma acumulação adicional do revestimento do útero em preparação para um óvulo fertilizado. Entretanto, o folículo vazio dentro do ovário começa a encolher, mas continua a produzir progesterona e também começa a produzir estrogénio. Nesta fase, pode sentir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) como sensibilidade mamária, inchaço, letargia, depressão e irritabilidade.
Assim que o óvulo tenha sido libertado, move-se ao longo da trompa de Falópio até ao útero. O óvulo sobrevive durante 12 a 24 horas, mas como os espermatozóides sobrevivem vários dias, a sua altura mais fértil e em que é mais provável que engravide é quando tem sexo sem contraceção no dia em que ovula e no dia anterior. Assim que ovular, o folículo colapsado começa a produzir outra hormona, a progesterona.
Fonte: https://pt.clearblue.com/ciclos-menstruais-e-a-ovulacao
—————
Contactos
Loja da Futura MamãPortugal
lojadafuturamama@doctor.com
Loja Online
Envio via CTT
Envelope discreto
Pagamento por Transferência Bancária ou Envio à Cobrança