08-12-2016 12:00

Testes de Ovulação - Como aumentar as possibilidades de ter um filho

Existem muitos métodos naturais para calcular os dias férteis de uma mulher: a curva da temperatura, alterações do muco cervical, variações no corpo … Mas se estes procedimentos não funcionarem existem também testes de ovulação que calculam o momento em que deve manter relações para ter mais possibilidades de engravidar.

Como saber se está a fazer ovulação?

A maioria das mulheres apresenta uma série de sinais quando estão a fazer ovulação:

- O peito está mais tenso, dói e cresce.

- Dores na barriga, principalmente no lado do ovário que faz ovulação.

- Aumento da libido.

- O corrimento vaginal altera-se e é mais abundante.

Como estes sinais não são facilmente perceptíveis pelas outras pessoas mas sim pela própria mulher, diz-se que é uma ovulação oculta. Para além disso, nem todas as mulheres têm estes indícios, o que não quer dizer que não estejam num processo de ovulação.

Antes do inicio da ovulação dá-se um aumento significativo do estrogénio que resulta no aumento do brilho da pele e da melhoria do estado anímico da mulher.

Perceber qual é o dia da ovulação

Para aumentar as possibilidades de ficar grávida deve ter relações sexuais cerca de dois dias antes da ovulação. Por isso, é muito importante saber o dia exacto em que acontece a ovulação.

Existem várias maneiras de saber o dia da ovulação e, dessa forma, o seu período fértil.

- A curva da temperatura. É um método muito simples. Para usá-lo necessita de ter ciclos menstruais regulares. Para fazer a sua curva da temperatura deve tomar nota da sua temperatura basal durante três meses, começando no primeiro dia da menstruação, todas as manhãs ao levantar. A transição de uma temperatura baixa para uma temperatura alta acontece com muita rapidez. Este “pico de temperatura” indica o final da ovulação. Se o seu ciclo for regular, saberá então que o seu período fértil está localizado nos três a quatro dias anteriores. A temperatura pode aumentar entre os  0, 4 a 1 grau.

Para que este método seja o mais eficaz possível deve tirar sempre a temperatura bucal ou rectal, todas as manhãs antes de tomar o pequeno-almoço. Não fale muito e use sempre o mesmo termómetro.

- Alteração do corrimento vaginal. À medida que o seu ciclo avança o volume e a textura do fluído vaginal sofrem alterações. Estas mudanças reflectem o aumento dos níveis de estrogénio no seu corpo. Durante o período infértil da mulher o muco cervical é escasso, esbranquiçado e pegajoso. Mas dois ou três dias antes da ovulação o fluxo passa a ser abundante e transparente, muito semelhante à clara de um ovo. O período mais fértil da mulher começa no último dia em que se tem este tipo de mucosidade. Geralmente, isto acontece no dia anterior à ovulação ou até mesmo no próprio dia em que começa a ovulação. O aumento hormonal também “amolece” o colo do útero durante esta etapa.

Normalmente o fluxo actua como uma barreira protectora, no entanto, durante o período mais fértil do ciclo permite que o esperma se movimente pelo colo do útero até chegar ao encontro do óvulo nas trompas de Falópio.

Para saber o dia exacto da ovulação é aconselhável que controle ambos os aspectos: tanto a temperatura basal como o muco cervical. Dessa forma, as mulheres podem conhecer melhor o seu ciclo e o seu período ovulatório.

Testes de ovulação

Se o seu ciclo é irregular e se os métodos naturais para calcular o dia da ovulação não funcionaram existem testes de ovulação que se vendem em qualquer farmácia e que ajudam a determinar os dias férteis.

Estes testes detectam o aumento da hormona luteinizante na urina um pouco antes da ovulação. São mais fáceis de usar e, geralmente, são mais precisos que o método da temperatura corporal basal. Para além disso, podem prever a ovulação entre 12 a 36 horas antes. Tudo isto vai ajudar a maximizar a probabilidade de engravidar no primeiro mês em que utilizar este método.

Estes testes baseiam-se numa tecnologia que utiliza anticorpos monoclonais marcados com sais de ouro e dirigidos contra a hormona LH. Estes anticorpos unem-se à LH e surgem com uma cor.

Se os seus ciclos são de 28 dias comece a controlar desde o dia 11 e continue durante os seis dias seguintes. Se tem períodos mais longos, como por exemplo de 35 dias, comece no dia 14 e continue nos noves dias seguintes. Se os seus ciclos forem irregulares então será mais difícil de detectar o período fértil e terá de usar mais testes.

Contudo, não são infalíveis já que em diversas ocasiões esta hormona pode aumentar, independentemente da ovulação, e produzir um falso pico de LH.

Para aumentar a fiabilidade destes testes analise antes a segunda urina do dia (apesar de dizer na instruções para analisar a primeira urina). Como a hormona LH tem tendência a concentrar-se demasiado na urina durante a noite, a primeira amostra da manhã poderá indicar um resultado positivo falso. A melhor hora é entre as 10 da manhã e as 20 horas. Durante todo o período de controlo recolha a urina sempre à mesma hora. Evite ingerir demasiados líquidos e evite também urinar nas duas horas antes de realizar o teste. Geralmente, o tempo de espera para que o teste dê o resultado é de 40 segundos a cinco minutos, se passarem mais de 10 minutos os resultados não são fiáveis.

Para aumentar as hipóteses de ficar grávida deve ter relações sexuais desde o primeiro dia em que detecta o pico da LH (resultado positivo do teste) até aos três dias posteriores.

Como estimular a ovulação?

A origem das infertilidades das mulheres dependem em 30% de transtornos ovulatórios. Por isso, existem aceleradores de ovulação que devem ser recomendados por um ginecologista. No entanto, seja prudente no uso destes aceleradores, pois aumentam a possibilidade de ter uma gravidez múltipla.

Se o se médico não achar necessário o uso de tratamentos estimulantes existem muitos “truques da avozinha” que pode usar.

Para além de manter relações sexuais nos dias de ovulação, recomenda-se que tenha relações periodicamente (três vezes por semana será o ideal). Desta forma, existe uma série de posições que podem ajudar a que os espermatozóides cheguem mais facilmente às trompas de Falópio (de lado, o homem em cima ou atrás, com a pélvis elevada, etc.) Da mesma forma é recomendado que se mantenha recostada pelo menos meia hora depois do acto sexual.

Apesar de estes conselhos não estarem provados cientificamente, não custa nada tentar.


Fonte: https://www.todopapas.com.pt/pre_gravidez/ovulacao/sintomas-da-ovulacao-2861

 

—————

Voltar


Contactos

Loja da Futura Mamã

Portugal



Loja Online

Envio via CTT
Envelope discreto

Pagamento por Transferência Bancária ou Envio à Cobrança